Educação
Turno integral é ampliado no Getúlio Vargas
Desde o ano passado, a Emef Mário Meneghetti disponibiliza o sistema, que este ano será estendido para as turmas de 3º ano
Implantado pela prefeitura em agosto do ano passado, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Mário Meneghetti, no Getúlio Vargas, o turno integral já está consolidado na rotina de 175 alunos das séries iniciais do educandário. Neste ano, a novidade é a ampliação do sistema para as turmas de 3º ano, fazendo com que sete turmas da Emef - incluindo os 1º e 2º anos - tenham uma rotina diferenciada de aprendizado, que abre possibilidades para um ensino mais significativo, lúdico, interdisciplinar e atrativo.
O sistema também permite uma ressignificação dos seus cotidianos, já que as crianças têm o turno escolar inverso preenchido por atividades pedagógicas, dentro da instituição.
Desta forma, estudantes, professores e demais profissionais da escola viram seu dia a dia mudar com o tempo, o que demandou organização e comprometimento da equipe, explica a diretora Bianca Aires. Ela conta que os cinco meses de experiência, em 2019, foram fundamentais para o grupo iniciar o ano mais seguro e confiante no modelo de educação, o que vem impactando significativamente no desenvolvimento dos alunos.
Rotina dinâmica de aprendizagem
Além dos momentos em sala de aula, as crianças permanecem todo o dia na unidade escolar, participando, de maneira intercalada, de atividades que incluem reforço de Matemática e Português, de forma lúdica; aulas de Espanhol, Inglês, Artes Plásticas, Teatro, Dança, Música e Meio Ambiente; e projetos de esporte e literatura. “Eles seguem demonstrando a evolução em aspectos como autonomia, independência e segurança de estarem aqui. Além disso, o fato de conviverem mais uns com os outros e compartilharem as diferenças faz com que se respeitem mais e se ajudem; gera empatia”, afirma Bianca.
A diretora salienta a chegada de novos profissionais como um ponto positivo, de forma a reforçar a equipe e trazer um fôlego novo à rotina de aprendizagem na escola. Até então, com a nomeação de 674 servidores da Educação, no concurso público da prefeitura, 17 já foram alocados para a escola do Getúlio Vargas: quatro merendeiras, seis professores de séries iniciais, dois de Educação Física, quatro de Teatro, Dança, Música e História, e um cuidador. A programação diária das atividades é organizada cuidadosamente pela diretora, a fim de conciliar a execução do cronograma com a rotina dos demais estudantes do educandário.
Nesta semana, uma das tarefas das turmas do 3º ano, voltada à conscientização sobre a prevenção da dengue, foi realizada no auditório da escola, reunindo crianças e professores de diferentes classes para debater o assunto. A ideia possibilita mais autonomia aos professores e alunos, fazendo com que o conteúdo não fique restrito apenas à sala de aula, assinala a professora do 3º A, Fabiane Conceição. “Podemos utilizar outros ambientes e recursos, tornando o ensino mais atrativo.”
Ela, que está entre os 15 professores da Mário Meneghetti envolvidos com a nova dinâmica, também considera a maior autonomia dos alunos como um ponto positivo, explicando que tarefas como lavar as mãos e escovar os dentes já são executadas de forma espontânea por eles - um dos reflexos do turno integral implantado no ano passado, quando estavam no 2º ano.
Qualificar o dia a dia
Em 2019, a Secretaria de Educação e Desporto investiu mais de R$ 600 mil na construção de seis salas, um conjunto de banheiros, novo sistema de drenagem, colocação de piso cerâmico em dez ambientes, restauração da quadra esportiva e pintura externa. Um laboratório de informática, com 26 computadores, também foi instalado na escola, buscando aprimorar as práticas pedagógicas e, sobretudo, as aulas de robótica que encantam os estudantes. Na Mário Meneghetti, funciona um dos Clubes de Computação Criativa do município.
Professor como referência
Outra novidade é a presença constante de um professor titular com as turmas, mesmo na hora de almoço. O objetivo, de acordo com a diretora, é transformar todas as atividades em momentos de aprendizado. “Ao estarem acompanhados pelos professores, os alunos ficam mais tranquilos, porque são a referência deles. Toda hora é uma oportunidade para aprender e todo espaço da escola pode ser utilizado para isso”, comenta Bianca, indicando o aumento da procura por parte das famílias da região.
Atualmente, cerca de mil alunos frequentam a instituição e contam com a atuação de 80 funcionários. Os estudantes que ficam em turno integral se alimentam quatro vezes ao dia, com refeições no café da manhã, no almoço e dois lanches, pela manhã e à tarde. Conforme a diretora, a ideia é que o sistema seja ampliado de forma gradativa na Emef e que, no próximo ano, as turmas de 4º ano também integrem o sistema.
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